- ASPED
- UED-HAM
UED-HAM
Como forma de proporcionar ao médico clínico ou pediatra treinamento para diagnóstico e tratamento dos distúrbios endócrinos mais encontrados na prática diária, foi instituído, em 1990, o Programa de Pós-Graduação em Endocrinologia e Diabetes do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) – Residência Médica / Curso de Especialização -, iniciando um núcleo de formação acadêmica no nível de pós-graduação e para produção científica no Estado de Pernambuco.
A Unidade de Endocrinologia e Diabetes (UED-HAM) acompanhou os dois casos iniciais de Síndrome de Resistência ao GH (Laron) tratados no Brasil, através do intercâmbio com a Universidade Central da Flórida (USA), e iniciou um trabalho conjunto com a Universidade da Carolina do Norte (Chapel Hill / USA) para avaliação do uso crônico de rhIGF-1 nos pacientes com Síndrome de Laron.
É do Serviço a primeira publicação do ganho expressivo da massa óssea pós-paratiroidectomia em pacientes com hiperparatiroidismo severo, juntamente com o grupo da Columbia University (New York / USA), bem como os primeiros relatos de aumento da massa óssea associado à lipodistrofia de Berardinelli-Siep.
Representada pelo Dr. Francisco Bandeira, a UED-HAM foi o único Serviço da América Latina a participar da conferência de consenso em hiperparatiroidismo primário promovida pelo Journal of Internal Medicine e pela Universidade de Upsalla na Suécia, em agosto de 1999, e a realizada em Baltimore, Maryland, pelo National Institute of Health (NIH) dos Estados Unidos, em abril de 2002.
A UED-HAM constitui o 2º Serviço no Brasil a realizar rotineiramente o Cateterismo Simultâneo Bilateral dos Seios Petrosos Inferiores nos pacientes com Síndrome de Cushing e o primeiro a normatizar o C-telopeptídeo sérico beta isomerizado e seus níveis nos vários estados de alta remodelação óssea.
Em conjunto com o Centro de Osteoporose de Pernambuco (centro de referência mundial e o 2º da América Latina pela Fundação Paget (USA) no tratamento de Doença de Paget óssea), a UED-HAM detém o maior número de casos dessa doença relatados no Brasil, que possui como Consultor Médico Internacional para esse assunto o Dr. Francisco Bandeira.
Criado em 2001, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-HAM), devidamente registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde, vem apresentando atuação marcante na análise dos vários protocolos da própria UED-HAM e de outras Instituições envolvidas com pesquisas em seres humanos.